ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.orge 

Farmácia clínica tem início no HRJR

24 de JANEIRO de 2019

No intuito de melhorar o atendimento e as práticas voltadas à segurança do paciente, as UTIs Adulto e Neonatal do Hospital Regional de Itanhaém passaram a contar, desde o início de janeiro, com o trabalho da farmácia clínica.

Fundamental no aprimoramento e qualidade da assistência, o serviço tem entre suas atribuições apoiar o corpo clínico, fornecendo subsídios técnicos e acompanhando a prescrição e a evolução dos pacientes.

Realizado pela farmacêutica Thais Bento Charrone do Carmo, que possui experiência profissional na área e cursa pós-graduação em Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica, o trabalho propõe o uso racional de medicamentos, saúde e bem-estar. “A farmácia clínica contempla o cuidado ao paciente, otimizando a farmacoterapia para promoção da saúde”, explica Thais.

Para a médica coordenadora da UTI Adulto, Dra. Fernanda Rodrigues Martins Masteguim, o serviço contribui na discussão com as equipes médicas sobre as interações medicamentosas dos fármacos utilizados, não apenas entre medicamentos, mas também sua interferência com os nutrientes recebidos pelo enfermo, que podem inibir ou intensificar os efeitos de um medicamento.

“O serviço tem um papel amplo, importante e contribui muito com o manejo dos pacientes, principalmente aqueles em terapia intensiva ou com necessidades clínicas aumentadas", considera a Dra. Fernanda, destacando também o trabalho de reconciliação de medicamentos de uso habitual e sua interferência no tratamento realizado no hospital.

Além dos benefícios aos pacientes e suporte às equipes médicas, a farmácia clínica alinha a necessidade ao melhor recurso, gerando mais controle na dispensação farmacêutica e diminuição de custos, ao acompanhar a prescrição dos medicamentos nas doses, vias de administração e duração adequadas e de forma segura.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS