Hospital Regional de Registro inicia atendimento de hemodinâmica

23 de JANEIRO de 2019

Hospital está preparado para diagnosticar doenças e fazer cirurgias cardíacas

Morador do Quilombo Poça em Eldorado, o senhor José Pupo da Rosa, de 80 anos, entrou para a história do Hospital Regional de Registro como o primeiro paciente atendido pelo setor de hemodinâmica. Ele realizou exame de cateterismo cardíaco na terça-feira, 22 de janeiro, e recebeu alta no mesmo dia.

O setor de hemodinâmica do HRR é o primeiro a ofertar cateterismo e cirurgia cardíaca pelo SUS no Vale do Ribeira. “Isso aqui é uma bênção para a nossa região”, afirmou José, revelando que precisou fazer o primeiro cateterismo em São Paulo. “Só tenho que agradecer por esse atendimento. Será muito bom para a nossa população”, destacou o paciente, enquanto aguardava em observação após o exame.

O setor de Hemodinâmica do Hospital Regional de Registro conta com equipamentos que garantem segurança e precisão nos procedimentos, como o sistema de aquisição digital de imagens e o aparelho de Hemodinâmica de última geração, com braço robótico que permite deslocamento do aparelho para procedimentos híbridos (cirurgia convencional associada a endovascular).

“O HRR está habilitado para realizar todo tipo de diagnóstico e intervenção coronariana, como angiografias e angioplastias, implante de marca-passo, entre outros procedimentos cirúrgicos”, explica o coordenador de Hemodinâmica do Hospital, Dr. Cristiano Freitas de Souza.

Procedimento realizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, o exame de cateterismo utiliza um fino cateter - inserido na artéria da perna ou do punho - para chegar ao coração e examinar a circulação das coronárias. A técnica possibilita diagnosticar um possível infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando o infarto. 

 

Sr. José Pupo com a equipe que participou do cateterismo 


ENDOSCOPIA E COLONOSCOPIA

No dia 15 de janeiro, o Hospital Regional de Registro deu início a outro importante serviço de saúde com a realização de endoscopia e colonoscopia, exames fundamentais para diagnosticar problemas do sistema digestivo e do intestino. São procedimentos importantes para detectar doenças como refluxo, gastrite e câncer, assim como encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações no estômago e no intestino. Quando necessário, também é feita biópsia dos tecidos ou células para análise laboratorial. Para a população do Vale do Ribeira, a oferta desses procedimentos no HRR significa um grande avanço, pois contribuirá para atender a demanda da região. 

Primeira endoscopia do HRR foi feita no dia 15 de janeiro




ÚLTIMAS NOTÍCIAS