HRSJC promove 1º Encontro de Fisioterapia

14 de NOVEMBRO de 2018

Palestras, workshops e mesas-redondas marcaram o evento em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta

Por Mônica Bockor

Cerca de 160 profissionais e acadêmicos participaram do 1º Encontro de Fisioterapia realizado no dia 31 de outubro pelo Hospital Regional de São José dos Campos, unidade gerenciada pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG). Além de marcar as comemorações pelo Dia do Fisioterapeuta (13 de outubro), o evento veio ao encontro da visão do ISG, que tem o ensino e a pesquisa como ferramentas para promover saúde com eficiência.

 A coordenadora da Equipe de Fisioterapia do HRSJC, Viviani Lara, destaca que o Hospital desenvolve um trabalho que tem chamado muito a atenção dos profissionais do Vale do Paraíba, devido aos excelentes resultados obtidos na reabilitação e desospitalização dos pacientes. "Contamos com uma equipe altamente treinada, gestoras engajadas no processo e com total apoio de nossa diretoria, corporativo ISG e equipe médica, por isso alcançamos resultados muito satisfatórios", afirma Viviani.

Com palestras de curta duração, seguidas de mesas-redondas, os participantes do Encontro tiveram oportunidade de acompanhar a visão de fisioterapeutas, médicos e gestores nos processos de avaliação, reabilitação e desospitalização dos pacientes. À tarde, as equipes se dividiram nos workshops com temas mais específicos, como a fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, o papel do fisioterapeuta na Emergência e Modos ventilatórios básicos e a importância da avaliação da mecânica respiratória.

O fisioterapeuta e assessor de Desospitalização do ISG, Antônio Duarte, também falou sobre a experiência da desospitalização no Hospital Regional de São José dos Campos, abordando as técnicas utilizadas no atendimento aos pacientes. "O diferencial para a recuperação eficiente está na rapidez que iniciamos as ações para manter as atividades de locomoção do paciente, usando a ventilação mecânica a nosso favor. O papel da família e do cuidador é fundamental para a agilidade da melhor”a, explica Duarte. "Toda a nossa equipe esteve comprometida com o evento. Acreditamos que o Encontro promovido pelo HRSJC se tornou um marco na história da Fisioterapia no Vale do Paraíba", conclui a coordenadora Viviani.


Encontro foi realizado no auditório do HRSJC




Os médicos Raphael Osugue, Alcino Leme e Germano Souza participaram como 
palestrantes


Fisioterapeuta Jaqueline Mancuso



ÚLTIMAS NOTÍCIAS