Simpósio promovido pelo ISG destaca eficiência do Protocolo ERAS/DRG na gestão hospitalar

14 de NOVEMBRO de 2018

Evento reuniu médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e gestores administrativos no Hospital Regional de São José dos Campos

Por Mônica Bockor
 
Realizado pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) no último dia 7 de novembro, o Simpósio “ERAS/DRG - Quebrando paradigmas na busca da excelência de assistência e gestão” reuniu profissionais de saúde no Hospital Regional de São José dos Campos (HRSJC). Mais de 80 médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e gestores administrativos tiveram oportunidade de conhecer experiências de hospitais e serviços empenhados na implantação de protocolos de desfecho clínico, que visam melhorar o atendimento aos pacientes, especialmente na redução do tempo de internação pós-cirúrgico.

Além de evidenciar a eficiência e a efetividade da implantação do DRG como ferramenta para auditar e avaliar em tempo real a evolução do perfil assistencial do Hospital nos seus diversos aspectos, sua facilidade de interpretação e sua utilização pelas equipes como instrumento de aperfeiçoamento da assistência prestada, o Simpósio revelou iniciativas pioneiras de outros serviços de excelência e mostrou como foi a implantação do protocolo ERAS no HRSJC, primeiro hospital público do Estado de São Paulo a adotar esses modelos de gestão.

O DRG (Diagnosis Related Group) é o modelo de avaliação e orientação constante para melhora do patamar assistencial, enquanto o protocolo ERAS (Enhanced Recovery After Surgery) é a ferramenta para materializar o que é apontado e medido pelo DRG. Ambos trabalham em sintonia absoluta. “Um dos elementos essenciais do ERAS é a auditoria de todo o processo que é feito utilizando a ferramenta DRG. São medidas que contribuem para a gestão eficiente de custos, para a redução das taxas de infecção, entre outros fatores importantes para a qualidade da recuperação dos pacientes”, explica Flavio Andrade de Almeida, médico responsável pela área de DRG da MK Assessoria em Saúde, que colaborou na implantação da metodologia no Hospital Regional de São José dos Campos.

Fundador e diretor-presidente do ISG, Dr. André Guanaes fez a abertura do Simpósio com a palestra sobre experiências internacionais e um projeto para Hospital Dia em Vitória, destacando também o histórico de sucesso de projetos similares os quais participou. "O ISG vem desempenhando papéis importantes na gestão hospitalar do país, otimizando o dinheiro público e fazendo mais, com menos", explicou Dr. Guanaes. 

Além de revelar os processos de implantação do protocolo ERAS/DRG no HRSJC, o evento trouxe experiências de outros hospitais de ponta, como Albert Einstein, Oswaldo Cruz e Rede São Camilo. Ao final do Simpósio, ficou clara a integração da equipe Técnica do Hospital com as equipes assistenciais e como em pouco tempo o HRSJC se insere entre os melhores hospitais complexos do país, entre públicos e privados.

Mais de 80 médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e gestores administrativos 
participaram do evento

Dr. Victor Seid, coordenador de  Cirurgia Geral, durante palestra



Dr. André Guanaes, fundador e diretor-presidente do ISG (1º à esq.)fez a 
abertura do Simpósio




ÚLTIMAS NOTÍCIAS