Azevedo Lima bate recorde em redução de infecção hospitalar entre 120 hospitais públicos

01 de NOVEMBRO de 2018

Parabéns esquipes do CTI! 


O Azevedo Lima ficou em primeiro lugar na redução dos índices de infecção hospitalar entre 120 unidades hospitalares públicas de todo o Brasil. A meta destas unidades, que fazem parte do programa Proadi-SUS, criado pelo Ministério da Saúde, é reduzir em 50%  a incidência de infecções relacionadas à assistência no período entre 2017 e 2020. O Azevedo Lima alcançou e ultrapassou a meta em apenas oito meses.

O Proadi-SUS foi criado para discutir a segurança do paciente em CTI e conta com a tutela de cinco hospitais de referência em qualidade assistencial no Brasil: Sírio Libanês, Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração e Moinhos de Vento.

No período entre dezembro/2017 e agosto/2018, o Azevedo Lima reduziu a incidência de infecção sanguínea por uso de cateter venoso de 5% para 1,5% e reduziu a zero em alguns setores da terapia intensiva as taxas de infecção urinária por uso de sonda e de pneumonia por uso de ventilação mecânica. Isso significa que o paciente permanece menos tempo internado e o hospital pode oferecer leitos para a população com maior frequência. Significa também melhoria na assistência, redução na mortalidade e economia de recursos para o estado.

Segundo o Coordenador Médico da UTI do Azevedo Lima, Dr.Felipe Ribeiro, “o hospital chegou a níveis que o tornam referência para outros hospitais públicos do país”.

Para chegar aos bons resultados, as equipes da UTI desenvolveram atividades especiais e ferramentas de controle, além da criação do grupo de funcionários guardiões dos processos que atuam em todos os plantões e foram essenciais para os resultados obtidos: Ana Cláudia, Maria Vitória, Nelcimar Nogueira, Roseli Gonçalves, Natália Florentino, Lígia Costa, Rodrigo Aurélio, Luciene Soares, Ana Paula Garcia, Marciane Vieira, Daniele Diniz, Daniele Couto, Renata Alves, Cinthia Regina, Ana Paula Ramos, Rosiane Guerreiro, Suellen de Assis, Cleber Matos, Tatiana Oliveira, Wellington Mendonça, Luciana Ataliba, Jaqueline Andrade, Roberta Costa, Claudeci Brandão, Ana Paula Guimarães, Rosa Maria, Rosane Soares, Irenilza Gomes, Tatiana Bárbara, Cássia Mattos, Maria de Lourdes, Leonardo Vasconcelos, Flavia Dutra, Girlene Conceição, Maria do Socorro, Vania Beatriz, Adriana Mendonça, Alexandro Guimarães,  Valeska, Luiz Henrique, Mauro Célio, Daiana Carvalho, Marly Geron, Cláudio de Faria, Maria do Livramento, Juciene Neves, Edilene, Alessandra Nazareth, Andressa Ferreira, Vanize do Nascimento, Malena Lima, Márcia Pinheiro e Jussara Albuquerque.


Parabéns, equipe!



ÚLTIMAS NOTÍCIAS