ISG Saúde - Instituto Sócrates Guanaes | isgsaude.orge 

Colaboradores do HRR participam de avaliação nutricional

17 de OUTUBRO de 2018

Campanha do Dia de Prevenção da Obesidade alertou para os riscos do sobrepeso

Por Mônica Bockor

O Hospital Regional de Registro (HRR) aproveitou o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade para estimular os colaboradores a adotarem hábitos saudáveis. Na quinta-feira, 11/10, a nutricionista do HRR, Sandra Magali Souza Durante, calculou o IMC (índice de massa corporal) e mediu a circunferência abdominal dos participantes.

Os colaboradores também receberam orientações nutricionais, especialmente sobre a necessidade de adquirir hábitos alimentares saudáveis, com uma dieta equilibrada. A analista de contratos Jucilaine de Almeida Silva Passos foi uma delas. "Eu tive um resultado positivo no IMC, porém quando falei sobre minha alimentação, a nutricionista me alertou para a necessidade de melhorar a qualidade dos alimentos, caso contrário terei sérias consequências no futuro", revelou Jucilaine. Ao final da orientação, cada colaborador recebeu a receita de suco verde (detox) e uma maçã, como estímulo à ingestão de frutas.

Cuidar do peso vai muito além de uma questão estética. A obesidade está associada a riscos graves para a saúde, devido a sua relação com várias complicações metabólicas. Trata-se de uma doença e de um fator de risco para outras doenças crônicas, como problemas cardiovasculares e a diabetes. De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde em junho deste ano, a obesidade atinge 18,9% dos brasileiros. Além disso, mais da metade da população (54%) tem sobrepeso.

 Dicas para uma Alimentação Saudável

 · Coma devagar, mastigando bem os alimentos. A prática de mastigar várias vezes é o início de uma boa digestão;

· Não tenha o hábito de beliscar. Respeite os horários das refeições;

· Arroz e feijão é uma combinação muito saudável. Além desses, seu prato deve conter um tipo de carne e hortaliças (legumes e folhas) variadas;

· Coma variedades de frutas, verduras e legumes, de preferência crus. Esses alimentos promovem maior sensação de saciedade e também ajudam na função intestinal;

·  As frutas e verduras da época são mais baratas e mais saudáveis/nutritivas;

· Faça as refeições começando sempre pela salada crua, com temperos naturais e pouco sal;

·  Procure ingerir cerca de 2 ou mais litros de água por dia;

· Evite ou modere a ingestão de doces e salgados industrializados, além de lanches do tipo “fast food” como pizza e hambúrger.

· Tome sol (vitamina D) todos os dias pela manhã/final da tarde para melhor fixação do cálcio nos ossos;

· Pratique atividade física. Além de ativar o seu ritmo metabólico, o exercício queima calorias e alivia a ansiedade e ajuda a combater o estresse.

 

A pirâmide alimentar foi exposta para informar sobre as porções ideais de cada alimento

Colaboradores foram pesados e medidos para o cálculo do IMC

Jucilaine aprovou a ação realizada no HRR


 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS