HDT realiza I Jornada Goiana de Fisioterapia Hospitalar

08 de OUTUBRO de 2018

Com o objetivo de promover integração entre profissionais e celebrar os 49 anos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Brasil, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Goiânia, realizou a I Jornada Goiana de Fisioterapia Hospitalar – Uma abordagem Multiprofissional. O evento ocorrido nos últimos dias 04 e 05 de outubro e realizado na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, foi gratuito e aberto aos residentes, coordenadores e tutores de todas as unidades de saúde.

No primeiro dia da jornada, após a abertura houve mesa redonda sobre Cuidados Paliativos – Abordagem Multiprofissional, com profissionais do HDT, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Hospital Araújo Jorge. Às 9h houve a palestra “Da doação à captação de órgãos”, com a enfermeira da Central Estadual de Transplantes, Katiuscia Christiane Freitas; às 10h30min, a psicóloga e professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Tatiane Alves, abordou a “Síndrome de Burnout”. À tarde ocorreram mais quatro palestras, com profissionais renomados. Na sexta-feira, a partir das 8h, houve um workshop sobre primeiros socorros com o enfermeiro e professor da PUC, Maicon Borges Euzébio e às 10h, uma oficina com os equipamentos de suporte à vida: Monnal, Trilogy e Astral.

A organizadora do evento, Márcia Andrea G. Leite, tutora de fisioterapia do HDT, destacou que a Jornada foi dinâmica e que, além de proporcionar novos conhecimentos aos participantes e troca de experiências, serviu como um ótimo momento de integração e confraternização entre os profissionais das instituições. “Foi uma grande oportunidade para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e residentes multiprofissionais atualizarem seus conhecimentos e participarem de discussões de temas atuais. O fisioterapeuta hospitalar é um facilitador que atua em todas as áreas por meio da recuperação funcional, da readaptação do paciente à sua vida diária, auxiliando a equipe multidisciplinar e contribuindo com uma hospitalização segura", esclarece.

No HDT, o atendimento prestado por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais começa na admissão e segue até a alta do paciente. O objetivo é atuar na prevenção, reabilitação e tratamento, proporcionando aos pacientes facilidade dos movimentos motores e qualidade de vida no dia a dia.

Equipe de residentes, tutores e profissionais de fisioterapia comemora o sucesso do evento.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS