Dia Mundial do Coração mobiliza hospitais com ações preventivas

03 de OUTUBRO de 2018

Por Mônica Bockor

Unidades realizaram diversas atividades com o propósito de conscientizar sobre os cuidados necessários para manter o coração saudável

Celebrado em 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração foi criado no ano 2000 pela WHF (Federação Mundial do Coração) com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de manter o coração saudável. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas sofrem infarto agudo do miocárdio por ano, sendo que 30% dos casos acabam sendo fatais.

Preocupado com a questão, o Instituto Sócrates Guanaes estimulou suas Unidades a se engajarem na campanha pelo Dia Mundial do Coração. Em São José dos Campos, o Hospital Regional promoveu a Semana do Coração, com uma extensa programação entre os dias 24 e 28/09. Pacientes e colaboradores contaram com aferição de pressão, conversas com nutricionistas e psicólogos, cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), entre outras atividades. No Circuito com pacientes da Cardiologia, o público foi brindado com músicas, bexigas e até massagens. Já os colaboradores que subiram escadas foram aplaudidos e ganharam uma plaquinha do "Movimento Calorias por Escadas". Todos foram bastante receptivos e aderiram às atividades.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-sol), unidade gerida pelo ISG em Goiânia, promoveu as atividades na sexta-feira, 28/09. O evento aconteceu na arena da unidade, com direito à decoração temática e muita animação. A nutricionista Tatiane Alves iniciou a programação abordando o tema "Como a alimentação pode auxiliar no cuidado com o coração".

Logo após, o professor de dança Remi Sobrinho fez todo mundo mexer o esqueleto e explicou sobre a importância da atividade física. A ação contou ainda com a premiação do vencedor do concurso #Eucuidodomeucoração, que elegeu através de fotos e depoimentos o colaborador que mais se dedica aos cuidados com o nosso amigo do peito.

Engajado na Campanha, o Hospital Regional de Registro, em São Paulo, também promoveu uma ação especial voltada aos colaboradores na manhã de sexta-feira, 28/09. A equipe de Enfermagem aferiu a pressão arterial dos funcionários e também forneceu orientações importantes para manter o coração saudável, como praticar exercícios regularmente, reduzir frituras e gorduras, não fumar e evitar o excesso de bebida alcoólica. As dicas estavam no marca-livro confeccionado especialmente para a data e entregue a cada colaborador que compareceu à triagem para medir a pressão. A adesão foi extremamente positiva.

Aos 26 anos, a auxiliar administrativa Letícia Gomes Kiraly fez questão de medir a pressão arterial. "Campanhas como essa são muito importantes, porque despertam a necessidade de cuidar da nossa saúde, especialmente do coração, já que a taxa de mortalidade por problemas cardíacos é muito alta. E na correria do dia a dia, acabamos esquecendo de manter hábitos saudáveis", comentou Letícia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce de problemas cardiovasculares ainda nos mais jovens é muito importante, pois possibilita melhores tratamentos e controle mais rígido das doenças do coração, que podem se agravar ao longo dos anos.

Atividades no Hospital Regional de Registro


No Ceap-Sol, o evento teve direito à decoração temática e muita animação

Em São José dos Campos, o Hospital Regional promoveu a Semana do Coração




ÚLTIMAS NOTÍCIAS